sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ler em Português


Ler em Português é um concurso de intercâmbio entre escolas secundárias de Portugal continental e Açores e dos Estados Unidos, promovido pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura.  
No concurso 2012-2013 participam oito equipas e a nossa escola marca presença na equipa número 2 com as alunas Sara       (10º   )  , Ana Sofia          (10º   )    e Carolina           (10º     ), juntamente com 3 alunas da escola secundária Rainha Dona Amélia (Lisboa) e  3 alunos da Science ParK High School (New Jersey). O trabalho da nossa escola é coordenado pelo professor Juan Nolasco, com a colaboração da coordenadora da Biblioteca Escolar, Margarida Rosa.
De outubro a março as equipas têm dinamizado um blogue, publicando semanalmente textos sobre o tema Liberdade e segurança numa sociedade plural, com o objetivo de divulgar a Língua Portuguesa; promover a leitura e a escrita em português através da utilização de diversos recursos informacionais;   desenvolver o intercâmbio entre alunos e professores portugueses e alunos e professores norte-americanos, utilizadores do português como língua materna e língua não materna;  difundir as culturas portuguesa e norte-americana – culturas dos países de proveniência dos participantes; promover o cosmopolitismo e a troca cultural e de saberes no âmbito das temáticas propostas a concurso; divulgar experiências e boas práticas leitoras desenvolvidas pelas bibliotecas escolares dos dois países. 
 Para aceder ao nosso blogue basta visitar o blogue da Biblioteca escolar (viagemdesaberes.blogspot.pt) e terá acesso direto ao projeto da nossa equipa.
Até 30 de março a equipa elaborará um trabalho final que incluirá textos de toda a quipá escritos em língua portuguesa da autoria de todos os concorrentes da equipa, podendo ainda conter imagens, vídeos, áudio, entre outros formatos.
Para a elaboração do trabalho final, os alunos vão utilizar os recursos físicos e digitais disponibilizados pela biblioteca escolar.
A equipa vencedora é premiada com um programa de intercâmbio entre Portugal e os Estados Unidos da América para conhecer, in loco, a cultura e os costumes dos dois países, bem como as dinâmicas e os projetos de leitura e literacia desenvolvidos pelas respetivas escolas e bibliotecas escolares.
Enviar um comentário