quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Nova edição do Concurso INOVA! 2014-2015 incentiva empreendedorismo nas escolas


Cartaz INOVA ! 2014/2015
A 4.ª edição do Concurso de Ideias INOVA! 2014-2015 acaba de ser lançada, com o objetivo de estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora nas escolas nacionais.
Este concurso surgiu em 2011, em resultado de um trabalho de cooperação interministerial entre as áreas da Economia, da Juventude e da Educação, visando proporcionar a participação do maior número possível de jovens em atividades promotoras do espírito empreendedor, e atualmente abrange todos os alunos do ensino básico e secundário, a frequentar todas as modalidades de educação e de formação.
No âmbito desta iniciativa, pretende-se criar condições para que, em contexto de aprendizagem, seja valorizada a capacidade de geração de ideias, as quais, se traduzam em projetos inovadores nas mais variadas áreas – científica e tecnológica, empresarial, social, ambiental, entre outras – e se consubstanciem na criação de soluções criativas e eficazes para qualquer problema detetado nas escolas ou nas comunidades locais.
As candidaturas vão estar abertas de 10 de janeiro a 20 de março de 2015.
Estão a concurso os seguintes prémios:
- INOVA Atitude, exclusivo para equipas dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
- INOVA Criatividade, destinado a equipas dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e a equipas 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
- INOVA Social, destinado a equipas dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e a equipas do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
- INOVA Negócio, exclusivo para equipas do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
Será ainda atribuída a distinção INOVA 2015, ao melhor projeto nacional, eleito pelas equipas finalistas, escolhido entre os vencedores dos diferentes prémios a concurso.
As Escolas poderão também candidatar-se ao Prémio INOVA Escola, que pretende dar notoriedade aos estabelecimentos escolares que se distingam pelo seu dinamismo no desenvolvimento de uma cultura empreendedora.
A iniciativa INOVA! foi concebida no âmbito do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i) e resulta de um projeto de parceria, entre o IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.), o IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.), a DGE (Direção-Geral da Educação), a DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), a ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.), e a SCML (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, BIS - Banco de Inovação Social).
Regulamento do Concurso [Regulamento do Concurso]
Formulário de Candidatura ao Concurso de Ideias INOVA! 2014/15 [Formulário de Candidatura ao Concurso de Ideias INOVA! 2014/15]
Formulário de Candidatura ao Prémio INOVA! Escola 2014/15 [ [Formulário de Candidatura ao Prémio INOVA! Escola 2014/15]
Endereço eletrónico para esclarecimento de dúvidas: inova@dge.mec.pt
Página de facebook do concurso: https://www.facebook.com/iniciativainova

Fonte: DGE/18/11/2014
Enviar um comentário