quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A opinião dos nossos alunos

A OPINIÃO DOS NOSSOS ALUNOS CONTA MUITO
Lê aqui a opinião de alguns dos teus colegas e, se quiseres partilhar a tua, envia a tua sugestão para viagemdesaberes@gmail.com ou entrega-a ao teu professor de Português.

DE PAIS PARA FILHOS



Este cartoon “De pais para filhos” apresenta o mundo na altura dos nossos pais e agora a nossa época.


A imagem em si é bem clara, podemos perceber que, de mão em mão, o nosso planeta fica mais poluído, gasto, transformado deformado a ponto de dizermos “chega ! Eu não consigo viver mais assim!”. Pois claro, ninguém consegue viver num mundo assim. Ora são as crianças na escola, que comem e deitam o lixo ao chão, sem a mínima preocupação com o efeito que isto pode ter sobre o nosso planeta, ora são os adultos, que são fumadores e, em vez de deitarem o cigarro no lixo, o põem no chão. Há ainda o fumo que sai das fábricas, com gases poluentes, e a s guerras, através das quais se utilizam bombas que libertam gases muito tóxicos. Eu não entendo isto, com tanta tecnologia e os seres humanos não compreendem que isto nos faz mal. Viver assim não é viver, é apenas existir tal como um ser minúsculo ou uma planta.
Agora digam-me como é que nós podemos viver num ambiente saudável se nós próprios o destruímos? Como seres inteligentes que somos, deveríamos parar e refletir sobre o assunto.
Em suma, o nosso planeta só será confortável e próprio para o desenvolvimento das crianças e de todos os seres nele existentes se a sociedade não contribuir para o destruir.

Matilde Travassos, turma 8º D




Este cartoon mostra um homem a deitar um pobre animal a um contentor de lixo. Isso é simplesmente reprovável. Como há muitos animais que foram e são abandonados pelo Homem, vou deixar aqui a minha opinião. 

Acho que quem não gosta de animais não os deveria adotar, porque qualquer animal precisa de todo o carinho que se possa dar. 
Hoje em dia quem abandonar ou maltratar algum animal pagará uma multa bastante elevada.  Há uns dias atrás, fui visitar um canil municipal e lá havia imensos cães que foram abandonados ou que foram encontrados na rua, tristes, sem comida e muito sozinhos, ora é isto que devemos evitar.
Em suma, sabemos que já existem muitas pessoas a lutar pelos direitos dos animais, mas existem ainda muitos animais maltratados e a passa
r muita fome, sozinhos e abandonados, por isso acho que as pessoas que os maltratam deviam ser castigadas, conforme o mal fizerem ao animal. 
João  Freitas , turma 8º D

A importância de saber escrever bem
     Nos tempos que correm, os jovens não se preocupam em comunicar por cartas, pois preferem falar através de chamadas telefónicas ou SMS, porém não escrevem corretamente, visto que utilizam inúmeras abreviaturas.
           Hoje em dia, a rapidez é o que mais  importa. Conseguimos  comunicar com outra pessoa em poucos segundos. Isto deve-se à evolução tecnológica, que nos facilita em muitos aspetos, como, por exemplo, fazer pagamentos através da internet, comunicar para outro lado do país ou do mundo, etc.
     Aconselho os jovens a estudar e a escrever diversos tipos de textos para saberem exprimir-se melhor e, para um dia, terem um bom futuro, porque a escola é fundamental para adquirirmos novos conhecimentos. Sem a escrita não podemos escrever quando nos sentimos tristes e nem nós vamos perceber o que estamos a querer dizer com esta ou aquela frase mal escrita. Mas é preciso também saber escrever currículos, cartas de candidatura, cartas de reclamação, relatórios quando entrarmos no mundo do trabalho…
Em suma, sem estudos não chegamos a lado nenhum, por isso preocupemo-nos em saber escrever, para termos o gosto de ver os outros a ler e a gostar do que escrevemos, podendo um dia sermos escritores de livros ou artigos de jornal, e, quem sabe, sermos empresários de sucesso, onde a escrita está sempre presente.

                                                         Micaela Moura, turma 9º B 



Enviar um comentário