domingo, 24 de maio de 2015

“Dia do Autor Português”








No âmbito das comemorações do “Dia do Autor Português”, e na sequência das comemorações do Dia Mundial do Livro, a BE promoveu, no dia 7 de maio, o  encontro com os autores Paula Botelho, Paula Rocha e Daniel Gonçalves, professores também da nossa escola,  com o objetivo de divulgar o lançamento das suas obras e partilhar a sua experiência pessoal sobre o processo da criação do livro.
              Esta atividade realizou-se na sala dos alunos e estiveram presentes algumas turmas do 2º e 3º ciclos, incluindo uma turma do Profij.
O autor Daniel Gonçalves começou por explicar aos alunos o percurso de criação de um livro, desde a criatividade literária à sua produção, física ou digital e mostrou como se “desenha um livro” no computador, desmistificando, assim, o processo de criação artística. Concluiu, referindo-se ao valor que se deve atribuir ao autor do livro.
             Seguidamente, as autoras Paula Botelho (texto),  Paula Rocha (ilustrações)  apresentaram o seu livro lançado no mês de abril,  Um Safari Geológico em Santa Maria” , explicando como foram criadas as ilustrações do livro e de que forma as seis personagens do livro descobrem o “passado geológico da ilha mais antiga dos Açores, a ilha de Santa Maria” e o dão a conhecer aos leitores. 
            Uma atividade realizada com sucesso, uma vez que os alunos se mostraram muito atentos e participativos.
 Por fim, os autores ofereceram um exemplar de cada livro à BE e incentivaram os alunos a frequentarem aquele espaço para lerem estes e outros livros.     


Enviar um comentário