quarta-feira, 9 de março de 2016

CONCURSO DE CONSTRUÇÕES SISMO-RESISTENTES



Associado ao “SÍSMICA 2016 – 10.º Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica", que terá lugar em Ponta Delgada de 20 a 22 de abril de 2016, o Laboratório Regional de Engenharia Civil dos Açores promove a realização de um concurso de maquetas de edifícios sismo-resistentes, dirigido à comunidade escolar, que tem como objetivo envolver na temática do congresso as diferentes instituições de ensino sediadas na Região Autónoma dos Açores (RAA), sensibilizando os respetivos corpos discentes e docentes para a importância de dotar as estruturas dos edifícios de elementos com características resistentes aos sismos, numa região como os Açores, frequentemente sujeita a fenómenos sísmicos.
O desafio que este concurso lança à comunidade escolar consiste na construção de uma maqueta de um edifício com estrutura antissísmica que seja capaz de resistir aos efeitos de um sismo semelhante aos que ocorreram nos Açores em 1 de janeiro de 1980 e em 9 de julho de 1998. A maqueta deverá ser construída cumprindo todas as regras constantes do regulamento do concurso.
O concurso contempla 2 escalões:
-        no 1.º escalão podem concorrer equipas formadas por um professor e três alunos do ensino básico ou secundário, com idade igual ou superior a 14 anos, dos estabelecimentos de ensino público, privado ou profissional.
-        no 2.º escalão podem concorrer equipas formadas por três alunos dos estabelecimentos de ensino universitário e um professor, nas áreas de Arquitetura e Engenharia.
Os interessados devem efetuar uma inscrição até 18 de março de 2016, mediante o preenchimento do formulário de inscrição disponibilizado para o efeito, sendo a participação limitada às primeiras trinta inscrições.
maquetas devem ser entregues nas instalações do Laboratório Regional de Engenharia Civil até às 17h00 do dia 8 de abril de 2016, sendo o seu transporte da responsabilidade das equipas participantes. 
competição final, durante a qual as maquetas serão testadas numa mesa sísmica, realizar-se-á no dia 19 de abril de 2016, nas instalações do Laboratório Regional de Engenharia Civil (as despesas de deslocação e estadia das equipas não residentes em São Miguel serão asseguradas). (…)
 Qualquer pedido de esclarecimento (…) através do formulário de contacto ou dos seguintes endereços/número:

Concurso de Construções Sismo-Resistentes
LREC – Laboratório Regional de Engenharia Civil
Rua de São Gonçalo s/n,9500-343 Ponta Delgada
Tel: 296 301 500Correioeletrónico: eventos.lrec@azores.gov.pt
Toda a informação pertinente a este concurso está disponível na página web do LREC emhttp://www.azores.gov.pt/Gra/srtt-lrec/conteudos/eventos/2016/Janeiro/LREC_2016_ConcursoConstrucaoSismoResistente.htm.
Enviar um comentário