sábado, 9 de abril de 2016

Alunos do 10º ano, Turma E, apresentam na Biblioteca Municipal um trabalho sobre as “Áreas protegidas de Santa Maria”








Os alunos do 10.ºE, do curso técnico de Gestão do Ambiente, Ensino profissional, apresentaram, na Biblioteca Municipal, trabalhos realizados na disciplina de Projetos em Ambiente, tendo como público-alvo os alunos do 9º ano, das turmas A e B, uma atividade que proporcionou a partilha de conhecimentos e de experiências resultantes do trabalho desenvolvido pelos alunos, na Biblioteca Escolar, sob orientação da professora Lúcia Baptista.

Inicialmente, os alunos realizaram pesquisas sobre as “Áreas protegidas de Santa Maria”, tendo como objetivo conhecê-las, consciencializar-se para a preservação do ambiente e refletir sobre a importância da criação de parques naturais.
Este trabalho centrou-se também na aprendizagem e melhoria da utilização das tecnologias e ferramentas digitais para a elaboração e apresentação de documentos, como o processamento de texto e o PowerPoint, criação de sítios na Internet e realização de um vídeo temático, e no desenvolvimento da capacidade de comunicar em momentos formais a um público mais alargado, constituindo assim uma preparação para a vida profissional.

Os alunos elaboraram e apresentaram ainda panfletos alusivos à reciclagem e preservação de áreas protegidas, assim como materiais exemplificativos de propostas de atividades, para os docentes do primeiro ciclo poderem trabalhar em contexto de sala de aula com os seus alunos. Por fim, expuseram uma maqueta de uma cidade poluidora versus cidade sustentável, que todos puderam apreciar, comentar e questionar.  
Acabada a apresentação, os alunos do 10º E fizeram uma visita guiada à Biblioteca Municipal, sob a orientação da responsável pela mesma.
Enviar um comentário