quarta-feira, 11 de maio de 2016

Entrevista com o escritor moçambicano Mia Couto realizada com sucesso


Na sexta-feira passada, 6 de maio, entre as 10h00 e as 11h00, os alunos das turmas 8.º A, 10.º A, B e D, e 11º. ano PROFIJ assistiram à transmissão em direto da entrevista realizada com o escritor Mia Couto, a partir da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, da ilha Terceira, inserida no âmbito do ProSucesso – Plano  Regional de Leitura.
Entrevistado pelo escritor açoriano Joel Neto, Mia Couto respondeu, na segunda parte da entrevista, a algumas questões elaboradas previamente em sala de aula nas várias escolas dos Açores.
As turmas que, na nossa escola, participaram na elaboração das perguntas foram as do 8º C, e 10º E e F, Curso Profissional, tendo sido selecionada a pergunta do aluno Alexandre Medeiros, da turma 10º F, facto que agradou aos nossos alunos e professores, pois é sempre bom vermos a nossa escola a participar neste tipo de eventos. 


As suas respostas foram esclarecedoras e todos nós passamos a conhecer melhor o escritor, o poeta e o biólogo que é Mia Couto. As histórias que nos contou e o que nos transmitiu sobre a sua forma de ver o mundo e a sua relação com a natureza e com os animais deixou-nos claramente mais enriquecidos.
Mia Couto é um dos mais premiados escritores da língua portuguesa e o mais traduzido autor moçambicano. O escritor está agora a escrever o Volume II da trilogia Areias do Imperador, que aborda os últimos dias do segundo maior império do século XIX, dirigido por Ngungunhana, daí o facto de o escritor se encontrar na ilha Terceira, local onde o imperador ficou preso desde 1896 a 1906, ano da sua morte.
Enviar um comentário