quarta-feira, 22 de junho de 2016

LITERACIA DA LEITURA NAS ESCOLAS EB1/JI EM PARCERIA COM A RÁDIO ASAS DO ATLÂNTICO



Programa de rádio: Hora do Arco Iris
Existente desde dezembro de 2008, esta actividade tem como responsáveis a docente Cristiana Guimarães do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica e Secundária de Santa Maria e a locutora de rádio Lucélia Lopes. Realiza-se todos os sábados, entre as 14h e as 15h, e estima-se que, em cada ano letivo, a participação tenha sido, em média, de 200 crianças e 20 professores(as) de todas as escolas EBI/JI da ilha.
Tanto o trabalho prévio de preparação quanto a leitura realizada pelas crianças durante o programa se desenvolvem no âmbito das metas de aprendizagem estabelecidas para o domínio da Educação Literária no 1º Ciclo (ouvir ler e ler textos literários para a infância e textos da tradição popular; compreender o essencial dos textos escutados e lidos; ler para apreciar textos literários; ler em termos pessoais; dizer e contar, em termos pessoais e criativos).
Sucedem geralmente momentos de debate sobre os vários aspetos dos textos e, por vezes, a conversa abrange igualmente temas da preferência dos(as) participantes. Nos programas em que as crianças apresentam adivinhas, é frequente os/as ouvintes telefonarem para tentar descobrir a solução, o que provoca grande entusiasmo e alegria.
Deste modo, a participação numa atividade de tão forte cariz comunicacional, proporciona às crianças uma experiência muito rica na vertente da Oralidade, potenciando as capacidades para respeitar regras da interação discursiva; escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos; produzir um discurso oral com correção; produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.
Por vezes, verifica-se a disponibilidade de algumas docentes do departamento, grupos espontâneos de crianças da Ilha ou mesmo de Instituições locais (como os escuteiros, por exemplo) para participarem voluntariamente.
Também já tivemos a presença de convidados ligados à literatura nacional, como o escritor José Fanha e a atriz Maria do Céu Guerra, que se prontificaram a ler histórias infantis para o público da Hora do Arco-Íris.
Durante as interrupções letivas, a docente responsável irá dar continuidade ao programa, selecionando e apresentando dois textos narrativos e mantendo a conversação com a locutora.
Deste modo, preserva-se a continuidade do programa e a fidelização dos(as) ouvintes, pois acreditamos que  esta atividade, para além de criar laços entre as diferentes instituições da ilha e entre os membros da comunidade educativa e local,  contribui para que as crianças encarem a leitura com mais prazer e naturalidade  e se sintam cada vez mais seguras das suas intervenções orais. 
A professora responsável, Cristiana Guimarães
Enviar um comentário