sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Dias do DESASSOSSEGO


" Não escrevo por amor, mas por desassossego. Escrevo porque não gosto do mundo em que vivo"
José Saramago

Na semana de 14 a 18 de novembro, em que se comemoraria o aniversário  do escritor José Saramago, os docentes de Português do 2º ciclo e a equipa da Biblioteca Escolar, dinamizaram uma atividade para os alunos do 5º ano intitulada DIAS DO DESASSOSSEGO. 
Na segunda feira, na Biblioteca Escolar e na sala de alunos, todos puderam  ver a exposição que contava com uma seleção de frases do autor que refletiam bem a sua opinão sobre a sociedade e o papel da escrita. Na terça foi a vez de os alunos do 5º ano assistirem à visualização do Filme  de animação de Juan Pablo Etcheverry numa adaptação da obra de Jose´Saramago " A maior flor do mundo". Na sessão, os alunos tiveram oportunidade de contactar com a obra, ver como foi adaptada ao cinema e, no final debater sobre os temas nela referidos. 
O resultado das opiniões dos alunos ficou expresso na redação de frases em folhas com o formato de pétalas, que foram depois colocadas numa estrutura montada para o efeito, simbolizando A MAIOR FLOR DO NOSSO MUNDO.
De referir que a exposição das obras de José Saramago na Biblioteca Escolar, numa parceria com a Biblioteca Municipal, suscitou a curiosidade dos mais novos, mas não conseguiu despertar o interesse dos mais velhos. As frases, porém, levaram a alguns comentários e desassossegaram algumas mentes.
Aqui ficam alguns registos fotográficos da atividade e também o filme, para que possam visualizá-lo



.

Enviar um comentário