segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O dia da INTERNET SEGURA na nossa escola.

Como foi anunciado na passada semana, dia 7 de fevereiro, a equipa da Biblioteca Escolar, o grupo de informática e a PSP associaram-se para comemorar o Dia Internacional da Internet Segura, acontecimento que se revela cada vez mais importante e que é já comemorado em mais de 100 países. Este evento teve início no dia 6 de fevereiro com uma entrevista dada na Rádio Clube Asas do Atlântico, por dois dos professores dinamizadores colaboradores da Biblioteca Escolar que tiveram oportunidade de sensibilizar toda a população para um tema tão atual. 
Na rádio Clube Asas do Atlântico o professor Henrique Botelho e a professora Dulcina Almeida  divulgam esta iniciativa  da Biblioteca Escolar

 No dia 7 ao longo de todo o dia passaram pela Biblioteca Escolar e pela sala de informática cerca de 148 alunos do   6.º e 9.º anos. No espaço da biblioteca os alunos e docentes acompanhantes assistiram a uma sessão de esclarecimento feita por dois agentes da PSP sobre Cyberbullying e outros perigos da internet. A equipa da Biblioteca Escolar aproveitou  o momento para informar quais as atitudes que devemos ter quando usamos a internet num espaço público. No final de cada sessão os alunos colocaram algumas questões e houve sempre alunos e/ou professores a referir ter ainda muito que aprender sobre este mundo que  nos pode levar tão longe, mas, ao mesmo tempo, tornar-se tão perigoso.  






Na Biblioteca Escolar ,os agentes da PSP e a professora Dulcina Almeida dão inicio às sessões.
Os alunos seguem atentamente o video que serviu de motivação para o debate sobre o tema. 

 Na sala de informática os alunos tiveram ainda a oportunidade de jogar alguns jogos didáticos sobre o tema, no site da SEGURANET. 


No blogue da Biblioteca Escolar estão já hiperligações para este site e ainda para o site INTERNETSEGURA

Como previsto, pelas 18 horas, a ação de sensibilização foi  dinamizada pelos agentes da PSP para a comunidade educativa. De referir que, lamentavelmente, apenas compareceram 10 pessoas nesta sessão. 


A equipa da Biblioteca reconhece que a ainda há muito para fazer nesta matéria e  vai estar atenta a todas as iniciativas que possam ajudar a comunidade a ter comportamentos e atitudes mais seguras na internet.

No dia 13, 14 e 16 de fevereiro a equipa da PSP estará na escola Básica da Vila para fazer sessões de esclarecimento sobre a mesma temática. 
Enviar um comentário