quarta-feira, 22 de março de 2017

SEMANA DA LEITURA - 20 A 24 DE MARÇO

Como anunciado, ao longo de toda a semana, estamos a celebrar a leitura realizando atividades  diversificadas.

Na segunda feira foi a vez das LEITURAS CRIATIVAS.  Na biblioteca,  os alunos do 7ºA (17 alunos)  vieram com a docente Marta Ferreira , da disciplina de Português, para apresentarem aos colegas da turma  do 6º B (17 alunos) os livros que leram por prazer, e mostraram-nos como se pode fazer a apresentação  de um livro, de forma a cativar o público para a sua leitura.
O POWERPOINT foi a ferramenta usada para apoiar a apresentação e todos souberam usá-la corretamente (com música e imagens sugestivas), como mais um elemento enriquecedor do seu discurso oral.
A audiência esteve atenta e, no final, foram muitos os elogios feitos aos colegas que apresentaram os trabalhos e houve até alguns alunos a manifestar intenção de ler os livros referidos. 
A equipa da Biblioteca Escolar aproveitou a oportunidade para completar  as apresentações dando algumas informações sobre os autores e obras apresentadas e alertar para a facilidade com que hoje podemos ler mais livros usando as bibliotecas ou adquirindo livros pela internet. O importante é que todos  encontrem o seu caminho como leitores.
  Aqui fica um breve registo fotográfico da atividade.
Simultaneamente está a decorrer a atividade APANHADO A LER, que se prolongará por toda a semana.
Em vários espaços da escola a comunidade escolar poderá encontrar livros , revistas e jornais para ler, ou trazer os  livros que está a ler neste momento, e poderá vir a ser APANHADO A LER com as nossas câmaras. Há sempre tempo para a leitura e nós vamos registá-lo.

No dia 21 foi o dia de celebrara POESIA com um  ESTENDAL DA POESIA  montado na sala de alunos com os poemas escolhidos pelos alunos nas aulas de Português dedicados a uma pessoa
 especial.   
Na biblioteca escolar, o professor Paulo Rosa apresentou-nos o poeta de intervenção Rafael Alberti, destacando o poema "Balada para los poetas" e a poetisa açoriana Natália Correia com o poema " A defesa do poeta", muito apreciados pelos alunos do 8º ano que também leram poesia. 
Enviar um comentário