segunda-feira, 28 de maio de 2018

A autora/atriz Sónia Sousa e o ator Diogo Rosas visitaram Vila do Porto

Entre os dias 14 e 15 de maio, a Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Santa Maria recebeu a atriz e escritora Sónia Sousa e o ator Diogo Rosas, para a dinamização de atividades teatrais no âmbito do projeto Ler + no 1º ciclo e da leitura para os mais crescidos e adultos, promovidas pela Rede Regional de Bibliotecas Escolares, em parceria com a Câmara Munipal, Biblioteca Municipal e Sociedade  Recreativa da Banda 15 de agosto. 

No dia 14 teve início o Workshop com os alunos 8 alunos da disciplina de Teatro do 9º D, de preparação para o espetáculo teatral “Chega!” , uma adaptação do livro Sahar, a rapariga do véu  -  um livro de Susana Teles Margarido -  que se realizou no dia seguinte.  

À noite, na Biblioteca Municipal a autora Sonia Sousa apresentou uma leitura encenada do seu segundo livro, GUIRILAMPO. Neste livro, a autora retrata a estória de um grilo já muito velhinho que tem uma missão muito importante na floresta a que chamam floresta dos cogumelos.
Aborda a morte, não como um fim mas como uma transformação, sendo que a palavra (morte) não está escrita no livro. Fala sobre a solidão, a velhice e, acima de tudo, sobre a amizade verdadeira que permanece além da despedida de quem vai "ressonhar" para sempre. 



Neste seu segundo livro, com  ilustrações a aguarela de Frederic Duhamel, Sónia Sousa absorve-nos numa viagem ao mundo dos afetos que nos preenche e encanta.  



 No dia  15, 8 alunos da turma de teatro 9º D e do professor Luís Barroso, depois de terem frequentado, o workshop apresentaram, juntamente com os atores, o resultado do seu trabalho. Estiveram presentes os alunos do 7º, do 10º ano e ainda e uma turma do 6º ano. Num  espetáculo interativo os alunos, refletiram  sobre temas  atuais e infelizmente tratados diariamente na comunicação social : meninas que são obrigadas pelos familiares a casar com tenra idade e que são torturadas, discriminação baseada na etnia e na orientação religiosa, violência doméstica, bullying, preconceitos…. temas  que os levaram a pensar nos problemas que ali focados.. 

 Satisfeitos com a experiência , os alunos deixar-nos a todos a refletir sobre os temas apresentados e a aplaudir a representação.


Enviar um comentário