quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Dia EUROPEU DAS LÍNGUAS- 26 de setembro

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS 

Celebra a diversidade linguística de um continente que conta com:
  • mais de 200 línguas europeias
  • 24 línguas oficiais da UE
  • cerca de 60 línguas regionais/minoritárias
  • muitas outras línguas que são faladas por pessoas oriundas de outras partes do mundo.

É uma oportunidade para:
  • sensibilizar o público para a grande variedade de línguas existentes na Europa
  • promover a diversidade cultural e linguística
  • incentivar pessoas de todas as idades a aprender línguas – conhecer várias línguas facilita os contactos interpessoais e a procura de emprego e contribui para o crescimento das empresas.

Factos sobre as Línguas

Sabia que...?
01Existem entre 6000 e 7000 línguas no mundo – faladas por 7 biliões de pessoas em 189 estados independentes.
02Existem cerca de 225 línguas autóctones na Europa – aproximadamente 3% do total mundial.
03A maioria das línguas do mundo é falada em África e na Ásia. 
 
04Pelo menos metade da população mundial é bilingue ou plurilingue, ou seja, fala duas ou mais línguas.
05Os europeus têm cada vez mais contacto com línguas estrangeiras na sua vida diária. É necessário suscitar um maior interesse pelas línguas entre os cidadãos europeus.
06Muitas línguas têm 50 000 palavras ou mais, mas os falantes geralmente conhecem e utilizam apenas uma percentagem do vocabulário total: nas conversas do dia-a-dia, as pessoas usam habitualmente umas quantas centenas de palavras.
07As línguas estão sempre em contacto e influenciam-se mutuamente de muitas formas: o inglês assimilou palavras e expressões de muitas outras línguas no passado, as línguas europeias estão a apropriar-se de muitas palavras inglesas.
08No seu primeiro ano, um bebé pronuncia uma vasta gama de sons vocais; por volta de um ano de idade, pronuncia as primeiras palavras compreensíveis; aos três anos, forma frases complexas; aos cinco anos, uma criança já sabe vários milhares de palavras.
09A língua materna é geralmente o idioma que uma pessoa conhece melhor e utiliza mais. Mas existem casos de indivíduos “bilingues perfeitos”, que falam duas línguas com idêntico nível de proficiência. No entanto, regra geral, as pessoas bilingues não evidenciam um equilíbrio perfeito entre as duas línguas.
10O bilinguismo traz muitos benefícios: torna a aprendizagem de línguas adicionais mais fácil, melhora o processo de pensamento e promove o contacto com outras pessoas e as suas culturas.
11O bilinguismo e o plurilinguismo têm vantagens económicas: há mais empregos disponíveis para quem fala várias línguas, e as empresas multilingues têm uma vantagem competitiva sobre as monolingues.
12As línguas relacionam-se umas com as outras como membros de uma família. A maioria das línguas europeias pertence à grande família indo-europeia.
13A maior parte das línguas europeias pertence a três grandes famílias: germânica, românica e eslava.
14A família germânica inclui o dinamarquês, o norueguês, o sueco, o islandês, o alemão, o neerlandês, o inglês e o ídiche, entre outras.
15As línguas românicas incluem o italiano, o francês, o espanhol, o português e o romeno, entre outras.
16As línguas eslavas incluem o russo, o ucraniano, o bielorusso, o polaco, o checo, o esloveno, o sérvio, o croata, o macedónio, o búlgaro e outras.
17A maioria das línguas europeias usam o alfabeto latino. Algumas línguas eslavas utilizam o alfabeto cirílico. O grego, o arménio, o geórgico e o ídiche usam os seus próprios alfabetos.
18Muitos países da Europa têm várias línguas regionais ou minoritárias – a algumas foi mesmo reconhecido estatuto oficial.
19As línguas não europeias mais utilizadas no território europeu são o árabe, o mandarim e o hindi, cada uma com o seu próprio sistema de escrita.
20A Rússia (148 milhões de habitantes) tem de longe o maior número de línguas faladas no seu território: de 130 a 200, dependendo do critério.
21Devido ao afluxo de imigrantes e refugiados, a Europa tornou-se multilingue. Só em Londres são faladas mais de 300 línguas (árabe, turco, curdo, bérbere, hindi, punjabi, etc.).
Agora que já aprendeste tanta coisa – porque não experimentas responder ao Quiz das Línguas?
Consulta site e  fica a saber mais sobre este tema.  

Enviar um comentário